4º Festival da Economia Solidária movimenta Jaboatão

[dkpdf-button]

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (SETQE), promove, nesta sexta-feira (14) e sábado (15), o Festival de Economia Solidária. Ao todo, 35 barracas foram montadas na Praça do Rosário, no bairro de Jaboatão Centro. Por lá, sempre das 8h às 22h, artesãos do município estarão comercializando artesanatos, comidas, bijuterias, roupas e produtos orgânicos.

De acordo com Daniel Pessoa, secretário-executivo da SETQE, a feira acontece em alusão ao Dia Nacional da Economia Solidária, data criada em homenagem ao ambientalista Chico Mendes. “Temos um forte histórico de gente que se aposenta e entra em depressão. O que acontece com essas pessoas é que elas se aventuram num estilo de vida autônomo e não conseguem desenvolver seu negócio. A economia solidária mostra resultados importantíssimos dentro deste cenário”, comentou.

Ana Lúcia Gomes é uma das artesãs que encontrou na economia solidária a cura para a depressão e uma fonte de renda. “Isso aqui é o meu remédio. Batalhamos muito por esse espaço e, graças a Deus, conseguimos”, comemorou. A aposentada também encabeça o grupo de idosos Vida Longa, que se apresenta no evento às 18h do sábado. Ainda estão na programação do festival uma apresentação do Grupo Cigano Luz e Vida e uma aula de zumba liderada por Marquinho da Zumba.