O QUE É ECONOMIA CRIATIVA?
“A origem da economia criativa se deu quando as antigas tradições do trabalho cultural e industrial – design, produção, decoração e representação – começaram a ter vínculos com uma gama mais ampla de atividades produtivas modernas – a publicidade, o design de roupa, o desenho gráfico e a mídia de imagens em movimento – e, mais importante ainda, quando começaram a ter maior abrangência pelo poder da tecnologia digital.”
Esta relação com a cultura é o que torna a economia criativa bastante distinta de outros setores econômicos por possuir um valor expressivo: o significado cognitivo, produto das referências culturais de cada mercado – o que torna o produto criativo relativamente personalizado e adequado aos códigos e necessidades regionais, tanto no que se refere ao seu valor de troca como à sua funcionalidade. Essas são características que ampliam e potencializam sua gama de atuação mesmo em tempos de crise. Na verdade, este é um campo que está despontando com um crescente desenvolvimento exatamente por causa da crise econômica mundial.
Aqui no Brasil, a economia criativa passou a oferecer uma resposta ágil e eficiente às adversidades enfrentadas pela população. “Numa conjuntura macroeconômica nublada, para as companhias seguirem em frente, elas precisam inovar. Na crise, os recursos se tornam mais raros e escassos. Os profissionais criativos são uma alternativa à inovação tecnológica para produzir melhor, mais rápido e com qualidade, tanto produtos quanto serviços” (Jornal O Globo).
Em suma, a economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que produz valor econômico, estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. Ela abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.
Concretamente, a área criativa gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira em 2015, segundo “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, publicado pela Firjan em dezembro de 2016. Na ocasião, a participação do PIB Criativo estimado no PIB brasileiro foi de 2,64% em 2015, quando a Indústria Criativa era composta por 851,2 mil profissionais formais.
Outro dado importante é fato de que os produtos criativos não se restringem a um segmento exclusivo, pois, em diversos casos, eles estão conectados de alguma forma. Desfiles de moda são realizados com apresentações musicais; espetáculos de dança se integram a projeções audiovisuais; a editoração de livros se faz por meio da indústria de conteúdo das novas mídias e assim por diante. A mescla de várias linguagens e áreas tornou-se prática comum nessa nova economia, estimulada em função tanto das facilidades geradas pelas novas tecnologias, quanto pela capacidade criativa de se construir e se interagir de modo multidisciplinar. Falar sobre economia criativa é falar de transversalidade, de intersetorialidade, de complexidade, ou seja: do que é tecido conjuntamente. E então as possibilidades de negócios podem ser infinitas.
Economia criativa em Jaboatão dos Guararapes
Como não poderia ser diferente, a atual gestão municipal decidiu encarar o estimulante desafio de promover o desenvolvimento da economia criativa na cidade e, por intermédio da Coordenação de Economia Criativa da SETQE, assumiu o compromisso de implantar ações que fomentassem o empreendedorismo criativo, ampliassem a visão dos empreendedores acerca de seus negócios e incentivassem o aquecimento da economia no intuito de fortalecer empreendimentos já existentes, atrair novos para o município e fomentar a cultura da inovação por meio de treinamentos, incubação de startups, consultoria em gestão de negócios e parcerias institucionais.
Atualmente, estão sendo articuladas atividades referentes a dois importantes convênios firmados entre a Prefeitura do Jaboatão e o Governo Federal por meio dos ministérios da Cultura (MinC) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Enquanto o convênio com o MCTIC trata do mapeamento da economia criativa no município e tem por objetivo levantar dados reais sobre o tema e verificar principais necessidades, o convênio com o MinC visa a criação de uma incubadora de novos empreendimentos (startups) nas áreas de moda, aplicativos e jogos digitais, bem como promover qualificação profissional nesses respectivos campos, além de oferecer serviços e espaços que vão desde banco de informações sobre o setor criativo até área de coworking e ciclos de palestras em economia criativa, empreendedorismo, tecnologia e inovação.
Esses convênios são apenas um primeiro passo para criar as bases que Jaboatão dos Guararapes precisa para tornar-se também um centro de referência em inovação e qualificação para empreendedores. Muito há para ser feito e o trabalho é fascinante, com grande potencial de ser autossustentável e ser fortalecido progressivamente por meio de parcerias que podem ultrapassar as fronteiras do nosso País.
Principais características e potencialidades da economia criativa
- Produção não poluente.
- Inovação tecnológica.
- Fortemente vinculada às características regionais e locais.
- Possibilidade de adesão ao SIMPLES Nacional, com a forte redução da carga tributária.
Classificação da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) para as indústrias criativas
Links importantes
(Publicações, estudos, vídeos e cartilhas do Sebrae para empreendimentos da economia criativa)
- Projetos culturais: como elaborar, executar e prestar contas
- Estudo de inteligência de mercado audiovisual
- Mapeamento e impacto econômico do setor audiovisual no Brasil
- 50 dicas de marketing cultural
- Estudo de inteligência do mercado de música
- Formalização do negócio da música
- A atuação do Sebrae na Economia Criativa – Termo de referência
- Catálogo do Mecenato
- Mecanismos de fomento à cultura – cartilha
- Guia do empreendedor criativo
- Guia audiovisual: Gestão e Empreendedorismo
- Bíblia Transmídia – guia audiovisual
- O design no contexto da economia criativa – Panorama geral do Design no Brasil
- Música tocando negócios
- 10 dicas para o músico de sucesso
- Mapeamento da indústria criativa no Brasil
- Inovação nas indústrias criativas
- Relatório de economia criativa – 2010
- A Economia Criativa: um guia introdutório
- Guia prático para o mapeamento das indústrias criativas
- Diagnóstico do Design Brasileiro
- Guia para Film Commissions no Brasil
- Turismo cinematográfico brasileiro
- Relatório de inteligência competitiva – Turismo cinematográfico
- O impacto do setor audiovisual brasileiro – 2016
- O impacto do setor audiovisual brasileiro – 2014
- Boletim Música: Feiras e Festivais
- Mapeamento e impacto econômico do setor audiovisual
- Formalização de negócio da música – Boletim Música
- Streaming – Boletim Música
- Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais – Relatório Final
- Mapeamento da indústria criativa no Brasil – 2016
- Manual de questões jurídicas de empresas de games
- Manual de direitos autorais para games
- Mapeamento da indústria brasileira e global de jogos digitais – 2014
- Proposição de políticas públicas direcionadas à indústria brasileira de jogos digitais
- 1º Censo da indústria brasileira de jogos digitais
- Relatório do método Delphi aplicado na avaliação da proposta de políticas públicas para a indústria brasileira de jogos digitais
- Notas sobre sites e publishers no Brasil
- Manual orientativo do Canvas para o segmento de Games
- Multinacionais no Brasil: Minicases
- Mapa preliminar da Indústria de Games – Incubadoras e Aceleradoras
- Relatório de apoio – Jogos Digitais para Formação Profissional
- Relatório de Análise Comparativa e Detalhada dos Ecossistemas de Games
- Arranjos Institucionais na Indústria de Videogames
- Relatório de Apoio – Aspectos Culturais e Sociais: entraves à adoção dos jogos digitais
- Relatório Formação de Profissionais em Jogos Digitais
- Infográfico Monetização do Segmento Mobile – Pesquisa Game Brasil 2015
- Infográfico Pais, Filhos e Games – Pesquisa Game Brasil 2015
- Infográfico Mercado de Consoles Raio X – Pesquisa Game Brasil 2015
- Pesquisa Game Brasil 2016
- Pesquisa Game Brasil 2015
- Pesquisa Game Brasil 2017
- Global Games Market Report
- PPTX Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual
- Biblioteca RioCriativo – diversas publicações e vídeos
- Atlas Econômico da Cultura Brasileira
- Atlas Econômico da Cultura Brasileira – II Metodologia