Ministério do Trabalho e Jaboatão implantam programa pioneiro de qualificação no município

O Ministério do Trabalho lançou, hoje (18), a Escola do Trabalhador, uma plataforma digital de ensino a distância com 12 cursos de qualificação para atuação em mais de 20 áreas. Jaboatão dos Guararapes foi escolhido pelo Governo Federal como o ponto de partida para implantação do programa no País. O Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica foi assinado pelo prefeito Anderson Ferreira e o superintendente regional do Trabalho, Geovane Freitas, durante reunião no Complexo Administrativo do município. Os cursos serão chancelados pela Universidade de Brasília (UnB), com emissão de diplomas e certificados aos participantes.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou o pioneirismo da atual gestão ao viabilizar mais uma iniciativa que irá possibilitar o empoderamento financeiro das famílias jaboatonenses por meio da qualificação profissional. De acordo com o gestor, a intenção é expandir o programa às escolas da rede municipal, aumentando o alcance e permitindo que mais pessoas possam se capacitar.

“Muito nos orgulha o fato de termos sido selecionados pelo Governo Federal em face do sério trabalho que estamos desenvolvendo na Prefeitura do Jaboatão, principalmente em áreas como Desenvolvimento Econômico, Saúde, Educação e Ação Social. Serão inúmeros os benefícios advindos dessa parceria, com a geração de emprego e renda, além da melhora na autoestima de quem busca garantir o sustento para si e sua família”, ressaltou o prefeito.

O superintendente Geovane Freitas, por sua vez, destacou que a implementação da plataforma irá propiciar “uma enorme facilidade para o cidadão que precisa se qualificar”. “A Escola do Trabalhador é um programa permite que a pessoa acesse os cursos no próprio local em que reside ou trabalha, levando desenvolvimento para toda a população. Jaboatão dos Guararapes, por todo o trabalho que tem feito desde 2017, foi escolhido para ser o primeiro município brasileiro a implantar a plataforma, que, em breve, estará disponível a todas as cidades da região”, explicou.

Estiveram presentes à reunião, além do prefeito Anderson Ferreira e do superintendente Geovane Freitas, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, Sidnei Aires; o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Paulo Lages; o secretário-executivo de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Daniel Pessoa, e o assessor jurídico da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, Felipe Brito.