QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

o que significa qualificação profissional?

Como a própria palavra já leva a entender, “qualificar” se relaciona à qualidade – característica que diz respeito a um valor positivamente agregado tanto em termos materiais como abstratos. Diz-se qualificado aquilo ou aquele que está preparado para uma determinada função ou posição. Parece muito óbvio, no entanto, trata-se de algo com potencial de modificar a vida das pessoas ou mesmo a forma como se trabalha um produto e se gera um determinado resultado. Quando nos referimos qualificação profissional, qualificar remete ao conceito de evolução, progresso, desenvolvimento. Não é mais uma atividade pontual, relacionada a um período em que passamos em escola e universidade, porém um processo contínuo, no qual o indivíduo está sempre se atualizando não só para adquirir novos conhecimentos, mas também para se tornar mais competitivo num mercado de trabalho instável e sujeito às mais diversas situações de âmbito político, econômico, social, cultural e tecnológico. Nesse contexto, qualificar é uma atitude de ir além daquilo que já se conhece para melhorar a si mesmo como profissional e, consequentemente, elevar o próprio padrão de habilidades técnicas – o que inevitavelmente se reflete na sociedade como um todo.

Qualificação Profissional em Jaboatão dos Guararapes

O município do Jaboatão, por meio da Coordenação de Qualificação Profissional da SETQE, já desenvolve há bastante tempo inúmeras atividades relacionadas à melhoria das aptidões técnicas de seus cidadãos. Entre suas principais atribuições, podemos destacar:

  • Coordenar as ações de qualificação social e profissional, contemplando o processo de seleção pública e contratação de entidades executoras dos cursos, supervisão institucional da execução.
  • Coordenar a execução dos programas de qualificação social e profissional, integrando suas ações aos demais programas componentes das políticas públicas de emprego e renda.
  • Orientar tecnicamente o processo de seleção e contratação de entidades executoras do programa.
  • Promover articulação permanente com as secretarias municipais, órgãos estaduais e federais e Comissão Municipal de Emprego.
  • Supervisionar as ações relacionadas a estudos na área de emprego e outras pertinentes ao mercado de trabalho, bem como apurar, sistematizar, acompanhar e avaliar dados e informações geradas na execução dos programas ou originárias de outras fontes disponíveis.

O Programa de Qualificação

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes através da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (SETQE) idealizou um projeto para oferecer a comunidade jaboatonense um Centro Municipal de Qualificação Profissional (CMQP) permanente, para formar, capacitar e qualificar a população do município do Jaboatão dos Guararapes através de parcerias com as instituições e a iniciativa privada.

A gestão munícipe oferece estrutura física equipada para os parceiros capacitarem os beneficiários.

O CMQP é pioneiro no quesito qualificação profissional permanente, pois, não há nenhum programa de qualificação profissional permanente em execução no governo federal.

Esse programa é realizado por meio de diversas parcerias entre o município do Jaboatão e instituições como a NEOBPO, o Sebrae, o Senac, entre outras, e tem como objetivo melhorar as condições de empregabilidade dos trabalhadores, por meio de formação e atualização para que os profissionais envolvidos possam desenvolver habilidades e competências mais adequadas ao desempenho de suas atividades. Seu público-alvo são jovens de primeiro emprego, desempregados, trabalhadores sem ocupação, intermediação de mão de obra inscrita no Sine e portadores de necessidades especiais.

Já foram realizados cursos de operador de telemarketing, panificação, culinária para pizzarias, eletricidade, beleza, além de cursos técnicos à distância (EAD) em redes de computadores e manutenção e suporte em informática.

Os cursos oferecidos pela Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo são sempre divulgados no site da prefeitura, site institucional da secretaria e nas redes sociais.

Ressaltamos que para acessar maiores informações podem estar acessando as redes sociais da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ou entrando em contato diretamente na Secretária Executiva do trabalho, Qualificação e Empreendedorismo através:

Telefone: 3482-1413 | 9.9975-6597

e-mail : carolsetqe@outlook.com