Programa Jaboatão Aprendiz oferece 157 vagas de emprego para jovens

Como parte do programa Jaboatão Aprendiz, e em alusão ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (24), um mutirão para contratação de 157 jovens aprendizes. Os mais de 300 candidatos, com idades entre 16 e 24 anos, foram convocados conforme cadastro realizado previamente no banco de dados da Agência do Trabalhador. O processo seletivo teve a participação de dez empresas de médio e grande porte dos segmentos comercial e logístico, todas com operações no município. Todos os candidatos selecionados sairão com a contratação acertada no mesmo dia.

Esta é a segunda edição do programa, que teve início em setembro de 2018 e busca incentivar empresas a contratarem jovens aprendizes. Segundo Daniel Pessoa, secretário-executivo de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, a Lei da Aprendizagem (10.097/2000) possibilita aos assistidos uma preparação para o exercício profissional, garantindo a inclusão social por meio da empregabilidade, tendo, como base, atividades teóricas, práticas e educativas.

“Entre as principais propostas do programa Jaboatão Aprendiz está o estímulo a empresas da região para o cumprimento da lei que estabelece a contratação de aprendizes e o desenvolvimento de práticas que sirvam de exemplo para que demais órgãos governamentais se sensibilizem e participem ativamente na formação de jovens”, comentou o gestor público.

Iasmim Barbosa, de 17 anos, enfrentou a fila de espera na Agência do Trabalhador de Jaboatão Centro e tentou uma vaga para a empresa de transporte integrado Vera Cruz. “A expectativa está alta pra conseguir a vaga. Vai ser uma forma de ajudar em casa com as despesas e ter um dinheirinho livre pra ser um pouco mais independente”, comentou.

Como participar
Para participar da próxima etapa do Jaboatão Aprendiz, o interessado deve se inscrever em um dos postos de atendimento da Agência do Trabalhador do Jaboatão e cadastrar o currículo pelo site jaboatao.pe.gov.br.