Prefeitura do Jaboatão entrega certificados aos 150 alunos da primeira turma do curso de Economia Solidária

Os primeiros 150 participantes do projeto Jaboatão Gerando Renda Solidária receberam, nesta quinta-feira (9), certificados de conclusão de curso. As entregas aconteceram no Centro de Orientação Permanente de Economia Solidária (Copes), em Piedade; na Biblioteca Municipal, em Jaboatão Centro; e na sede da Regional 3, no Curado. Desde o início do ano, a Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (Setqe) tem oferecido cursos em diversas áreas da economia solidária, tendo contemplado com qualificações, somente nesta primeira etapa, 450 jaboatonenses.

De acordo com o secretário-executivo da Setqe, Daniel Pessoa, o projeto ganha grande notoriedade diante do atual cenário econômico, por possibilitar a implementação de políticas públicas voltadas ao fomento do setor. “Os cursos oferecidos à população fortalecem as práticas empreendedoras, garantindo geração de renda aos munícipes envolvidos nos trabalhos de economia solidária. Além dos cursos de aperfeiçoamento, os participantes receberão orientações sobre como montar o próprio negócio, um estímulo a mais para quem deseja empreender”, destacou o gestor.

Rejane Trindade, professora do curso, destacou a importância da formação para os artesãos participantes. “Fiquei muito feliz por poder ensinar sobre sustentabilidade e discutir um pouco sobre a economia criativa com nossos alunos. Através das aulas proporcionadas pela prefeitura, os estudantes começaram a aumentar a renda familiar, com bijuterias feitas com materiais que seriam descartados”, comentou.

Eliane Vieira, aluna do curso de confecção de bijuterias e acessórios com materiais recicláveis, disse ter ficado feliz com a oportunidade oferecida pela gestão municipal. “Aprendemos novas técnicas para aprimorar nosso ofício. Fiquei muito feliz pela oportunidade de poder trabalhar com sustentabilidade. Vários materiais que iriam para o lixo, nós aproveitamos e transformamos em bijuteria”, afirmou.